Avançar para o conteúdo principal

Inteligência emocional: o controle dos impulsos nos torna bem-sucedidos



Muito se fala em controle emocional, mas do que se trata? Por que ele é considerado necessário no nosso cotidiano, em especial no ambiente escolar e profissional? Pode ser desenvolvido em qualquer fase da vida? Quais são seus benefícios?
Essas e outras perguntas serão respondidas no post de hoje, onde vamos falar sobre a tão sonhada vida bem-sucedida, não se trata de autoajuda, nem de uma forma de reprimir alguns sentimentos, pelo contrário trata-se da administração das nossas emoções.
POR:
Crislaine Borborema
 27 de Março de 2019


No nosso dia-a-dia e até mesmo no ambiente escolar nós somos ou já fomos bombardeados por diversas situações conflituosas, o convívio com os demais pode ser um momento desafiador, é na escola e no trabalho onde passamos a maior parte do tempo e administrar os pensamentos e até mesmo alguns dos nossos sentimentos, torna-se bem difícil no calor da emoção. Daí a importância de desenvolver a inteligência emocional, além de prevenir vários transtornos psicológicos, ajuda na formação de indivíduos equilibrados e bem-sucedidos a nível profissional e acadêmico.
 A emoção faz parte da nossa natureza, é uma sensação física e emocional que ocorre através de algum sentimento ou acontecimento, por sua vez o pensamento produz uma emoção, por exemplo:
·        Pensamento negativo produz emoção negativa gera medo, insegurança e incerteza:
“não gosto dessa matéria, não vou me sair bem na prova”.
“meu patrão me chamou atenção, será que ele quer me demitir”.
·        Pensamento positivo produz emoção positiva provoca uma reação agradável como alegria:
“mas se eu me dedicar a essa disciplina e estudar um pouco mais, terei uma boa nota na prova”.
“se eu me esforçar e buscar o crescimento na empresa, posso até conseguir uma promoção”.
Diante disso o ideal é criar estratégias para que desde cedo as crianças lidem com seus sentimentos de forma construtiva e desenvolvam pensamentos saudáveis, o mais adequado é que a escola prepare seus educandos para vida e não somente com aprendizados de conteúdos com objetivo de passar na prova.
Mas e quem quer desenvolver sua inteligência emocional no trabalho? E aquele que busca uma vida bem-sucedida e relações sociais saudáveis? De um modo geral todos devem desenvolver sua inteligência emocional, não importa a idade, o que realmente está em jogo é a saúde mental, sendo assim destaco a importância do suporte do psicólogo escolar para estar auxiliando dentro da instituição e psicólogo clínico para aqueles que desejam um manejo de vida leve e de qualidade. Qualquer dúvida estou sempre por aqui!


Comentários

  1. Tema importantíssimo para a vida, quem não tem inteligência emocional acaba perdendo muito na vida. Parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Super importante principalmente na educação infantil , é quando os pequeninos ainda estão desenvolvendo sua emoções e atividades 👏👏👏

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente, por isso nas escolas devem ter psicólogo escolar, para promover a saúde mental nas pessoas desde a infância.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

10 atividades para estimular a socialização entre as crianças na educação infantil

Através do  lúdico  a criança desenvolve habilidades importantes como: atenção, imitação, memória e imaginação. A ludicidade tornou-se uma maneira rica e prazerosa de envolver atividades, pois a brincadeira é algo constitutivo na criança, é sua forma de  trabalhar , interpretar, refletir e descobrir o mundo que a cerca . O desenvolvimento cognitivo se da por meio da interação social, onde os envolvidos trocam experiências, ideias e conhecimentos, partindo por este pressuposto a aprendizagem ocorre por meio da experiência social, nesse aspecto o psicólogo ou o professor deve utilizar estratégias que envolvam a socialização. POR: Crislaine Borborema   12 de Março de 2019 As atividades propostas visam envolver as crianças em grupo com participação ativa e cooperação de todos os envolvidos, oferece oportunidade para discussão e facilita a interação grupal entre os alunos. Público alvo:  Educação Infantil Objetivo geral: ·         Promover interação social na

Equilíbrio no relacionamento como chave para uma relação saudável

No post de hoje vamos fazer uma reflexão objetiva e simplista sobre o andamento dos nossos relacionamentos, seja ele de amizade, de namoro ou até mesmo um casamento. A imagem  a baixo tem por objetivo exemplificar como funciona um relacionamento saudável e não saudável. E você, está inserido em qual dos dois?  POR: Crislaine Borborema 02 de julho de 2019 Já parou para pensar o quanto você tem se doado no seu relacionamento? 💑O companheirismo e o comprometimento está sendo recíproco? 👉 Ou você vive implorando atenção e suplicando carinho? 😞Algumas pessoas acreditam que podem mudar as outras e isso não é verdade! 🗣Se você faz parte desse grupo de pessoas, saiba que o que você pode mudar é você mesmo e aprender a se valorizar para que o outro reconheça o seu valor. 💡Com a psicoterapia você desenvolve o auto conhecimento e até mesmo aprende a se posicionar no seu relacionamento, seja ele qual for.

Autodiagnóstico: teste sua inteligência emocional

No post de hoje faremos um autodiagnóstico para testar sua inteligência emocional POR: Crislaine Borborema  03 de Abril de 2019 Sou uma pessoa... 1)...que persiste quando está frente a um novo desafio, não desistindo nas primeiras dificuldades... ( )Sempre ( )Quase sempre ( )Às vezes ( ) Raramente ( )Jamais 2)... que procura se colocar no lugar do outro, sendo compreensiva em relação aos momentos difíceis de outra... pessoa... ( )Sempre ( )Quase sempre ( )Às vezes ( ) Raramente ( )Jamais 3)... que consegue manifestar suas emoções de acordo com as pessoas, situações e momentos oportunos... ( )Sempre ( )Quase sempre ( )Às vezes ( ) Raramente ( )Jamais 4)... que consegue controlar suas emoções, mantendo a calma nos momentos difíceis... ( )Sempre ( )Quase sempre ( )Às vezes ( ) Raramente ( )Jamais 5)... que tem uma visão realista de si mesmo, com adequada percepção de suas potencialidades e limitações..