Através do lúdico a criança desenvolve
habilidades importantes como: atenção, imitação, memória e imaginação. A
ludicidade tornou-se uma maneira rica e prazerosa de envolver atividades, pois
a brincadeira é algo constitutivo na criança, é sua forma de trabalhar, interpretar, refletir e
descobrir o mundo que a cerca.
O desenvolvimento cognitivo se da por meio da interação social, onde os envolvidos
trocam experiências, ideias e conhecimentos, partindo por este pressuposto a
aprendizagem ocorre por meio da experiência social, nesse aspecto o psicólogo ou o professor deve
utilizar estratégias que envolvam a socialização.
POR:
Crislaine Borborema
12 de Março
de 2019
As atividades
propostas visam envolver as crianças em grupo com participação ativa e
cooperação de todos os envolvidos, oferece oportunidade para discussão
e facilita a interação grupal entre os alunos.
Público
alvo: Educação Infantil
Objetivo
geral:
·
Promover
interação social na educação infantil por meio de atividades lúdicas.
Objetivos
específicos:
·
Elaborar
brincadeiras envolvendo a todos da turma;
·
Desenvolver jogos que possibilite a participação de todos
;
·
Envolver
situações de socialização;
·
Criar
jogos que sejam trabalhadas regras em grupo;
·
Possibilitar
momentos de interação livre entre as crianças;
Materiais
utilizados:
·
Folhas
de papel A4 ou cartolina;
·
Fantoches;
·
Giz de
cera;
·
Revistas
e/ou jornais;
·
Lápis de
cor;
·
Materiais
diversos e recicláveis;
·
Livros
de histórias infantis.
Atividades propostas:
1º atividade:
Proponha que os alunos realizem uma pequena peça de teatro onde eles mesmos
criarão a história.
2º atividade:
Proponha aos alunos que sentem em roda e contem o que gosta de fazer e sobre o
que querem brincar;
3º atividade:
Proponha que os alunos que sentem em círculo e que dividam entre os colegas a
massa de modelar.
4º atividade: Os
alunos irão escolher brinquedos e brincadeiras do cartaz elaborado por eles e
brincarão com o que foi escolhido através da democracia.
5º atividade: Será
proposto que os alunos pesquisem junto com as famílias sobre as brincadeiras e
brinquedos do seu tempo de infância. (interação com a família)
6º atividade: Leitura
de histórias infantis que levem os alunos a reflexão sobre a importância da
amizade.
7º atividade: Será
proposto que as crianças desenhem algumas brincadeiras ou desenho livre
desenvolvendo assim a coordenação motora em um espaço além da sala de aula. E depois
cada criança ira apresentar seu desenho para os colegas.
8º atividade: Será
proposto para as crianças que confeccionem alguns brinquedos.
9º atividade:
Exposição para os pais dos desenhos, brinquedos confeccionados e a peça de
teatro.
10º atividade:
Brincadeira “livre” onde o psicólogo estará atento ao comportamento dos alunos,
como forma avaliativa do processo.
Já vou aplicar vivo é uma benção!!!! 😊😊
ResponderEliminarObrigada!
EliminarMuito bom , vou colocar em prática.
ResponderEliminarMaravilha 👏👏👏
ResponderEliminar