Avançar para o conteúdo principal

Passo a passo: criando seu próprio jogo das emoções em E.V.A.

É através do brincar que a criança aprende, vivencia e interage com o mundo à sua volta, aprende regras, desenvolve habilidades físicas como pular, correr, aprende a ganhar e perder. Algumas crianças não possuem uma linguagem verbal elaborada, desta forma o profissional que trabalha com educação infantil utiliza jogo educativo e lúdico como forma de se comunicar e acessar os pequenos. No post de hoje iremos aprender a fazer o jogo das emoções de maneira simples e criativa.
POR:
Crislaine Borborema
13 de Abril de 2019



  1° passo- materiais:
·        E.V.A.- 1 folha preta, 1 folha branca, 1 folha vermelha, 2 folhas pele.
·        Tesoura, caneta, régua, 3 papéis A4.
·        Pistola de cola quente e 4 colas bastão.


2º passo- construindo o rostinho:

·        Na construção do rostinho o que vale é a criatividade, não tem um jeito certo de fazer, nele você cria o tamanho e as formas de expressões que preferir.
·        Com o prato descartável você pode tirar a medida para o rosto, riscando na folha E.V.A cor de pele, depois mede e desenha o cabelo na folha preta; (pode ser vermelha ou amarela)
·         Na criação dos olhinhos utiliza o papel a A4 para criar o molde sem riscar diretamente na folha de E.V.A. feito isso, você evita cometer rasuras e perder material. Encontrando as medidas que julgue ideal e já com os moldes prontos, só a partir daí você transpassa o recorte e risca na folha de E.V.A.
·        A criação das boquinhas ocorre do mesmo modo, utiliza o papel A4 para evitar rasuras e abusa da criatividade na confecção, forma do sorriso, dos dentes, gestos e expressões, como triste, zangado, e alegre. O que vale é a criatividade!


3º passo- O jogo está pronto, e agora?
·        Você pode usar e abusar dos questionamentos para investigar e conhecer mais os pensamentos seja do seu aluno, paciente ou seu filho. Abaixo algumas emoções e sentimentos que podem vir à tona.
Amor- solidariedade, confiança, fidelidade, bondade...
Alegria- sorriso no rosto, bem-estar, disposição, felicidade...
Tristeza- sofrimento, solidão, mágoa, inimizade, infelicidade...
Medo- timidez, pânico, apreensão, ansiedade, temor...
Raiva- ódio, irritação, violência, revolta, hostilidade

Comentários

Mensagens populares deste blogue

10 atividades para estimular a socialização entre as crianças na educação infantil

Através do  lúdico  a criança desenvolve habilidades importantes como: atenção, imitação, memória e imaginação. A ludicidade tornou-se uma maneira rica e prazerosa de envolver atividades, pois a brincadeira é algo constitutivo na criança, é sua forma de  trabalhar , interpretar, refletir e descobrir o mundo que a cerca . O desenvolvimento cognitivo se da por meio da interação social, onde os envolvidos trocam experiências, ideias e conhecimentos, partindo por este pressuposto a aprendizagem ocorre por meio da experiência social, nesse aspecto o psicólogo ou o professor deve utilizar estratégias que envolvam a socialização. POR: Crislaine Borborema   12 de Março de 2019 As atividades propostas visam envolver as crianças em grupo com participação ativa e cooperação de todos os envolvidos, oferece oportunidade para discussão e facilita a interação grupal entre os alunos. Público alvo:  Educação Infantil Objetivo geral: ·         Promover interação social na

Equilíbrio no relacionamento como chave para uma relação saudável

No post de hoje vamos fazer uma reflexão objetiva e simplista sobre o andamento dos nossos relacionamentos, seja ele de amizade, de namoro ou até mesmo um casamento. A imagem  a baixo tem por objetivo exemplificar como funciona um relacionamento saudável e não saudável. E você, está inserido em qual dos dois?  POR: Crislaine Borborema 02 de julho de 2019 Já parou para pensar o quanto você tem se doado no seu relacionamento? 💑O companheirismo e o comprometimento está sendo recíproco? 👉 Ou você vive implorando atenção e suplicando carinho? 😞Algumas pessoas acreditam que podem mudar as outras e isso não é verdade! 🗣Se você faz parte desse grupo de pessoas, saiba que o que você pode mudar é você mesmo e aprender a se valorizar para que o outro reconheça o seu valor. 💡Com a psicoterapia você desenvolve o auto conhecimento e até mesmo aprende a se posicionar no seu relacionamento, seja ele qual for.

Autodiagnóstico: teste sua inteligência emocional

No post de hoje faremos um autodiagnóstico para testar sua inteligência emocional POR: Crislaine Borborema  03 de Abril de 2019 Sou uma pessoa... 1)...que persiste quando está frente a um novo desafio, não desistindo nas primeiras dificuldades... ( )Sempre ( )Quase sempre ( )Às vezes ( ) Raramente ( )Jamais 2)... que procura se colocar no lugar do outro, sendo compreensiva em relação aos momentos difíceis de outra... pessoa... ( )Sempre ( )Quase sempre ( )Às vezes ( ) Raramente ( )Jamais 3)... que consegue manifestar suas emoções de acordo com as pessoas, situações e momentos oportunos... ( )Sempre ( )Quase sempre ( )Às vezes ( ) Raramente ( )Jamais 4)... que consegue controlar suas emoções, mantendo a calma nos momentos difíceis... ( )Sempre ( )Quase sempre ( )Às vezes ( ) Raramente ( )Jamais 5)... que tem uma visão realista de si mesmo, com adequada percepção de suas potencialidades e limitações..