Avançar para o conteúdo principal

Não acabem com a tradicional festa do dia das mães na escola


No segundo domingo de maio é comemorado o dia das mães. Falta pouco mais de um mês para celebrar este dia que eu considero tão importante. No entanto, para minha surpresa notei que vários educadores defendem o fim dessa festa tradicional na escola. No post de hoje vamos falar sobre esta polêmica e o porquê devemos manter nossa homenagem ao dia das mães.
POR:
Crislaine Borborema
 03 de Abril de 2019

Antes de tudo, quero deixar bem claro para não restar nenhuma dúvida que eu sou totalmente a favor da comemoração do dia das mães na escola.
Mas por que alguns educadores se posicionam contra o evento?
Estas pessoas alegam que há várias crianças cuja figura materna não pode comparecer na festa, ou até mesmo as que não têm mãe acabam ficando tristes. Além disso, muita gente questiona o sentimento daqueles que moram com o pai-solo, dois pais, com avós, tios ou padrinhos.
Entretanto, se tirarmos tudo que possa incomodar uma minoria e a vida de algumas crianças causará um terrível efeito, pois quando adultos não saberão lidar com suas frustrações ou situações conflitantes. Frustrações fazem parte da nossa vida e nos fortalecem, o dia das mães é uma forma de homenagear a maternidade, valorizar a mulher e sua importância na sociedade.
Mas o que fazer para que nenhum aluno fique fora das comemorações escolares?
É bem simples, para que nenhuma criança deixe de participar poder ser comemorado o dia da família em uma data alternativa, mas para que esse dia ganhe espaço, não precisa destruir a festa já conhecida e que tanto alegra o coração das mamães, até porque o dia das mães é um momento onde é instigado carinho, respeito e gratidão dos filhos pelos seus pais.

Comentários

  1. As criancinhas que não têm mãe que aprendam a lidar com suas frustrações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Frustrações todos teremos ao longo de nossas vidas , não acho que por causa de uma minoria tenha que acabar uma data tao linda, e sendo que algumas crianças que não tem mãe as vezes considera quem as cria como mães dando o direito delas participar normalmente dessa comemoração tao importante e tão linda.

      Eliminar
  2. Na verdade todos nós passamos por frustrações, elas fazem parte da nossa vida, o objetivo da homenagem ao dias das mães não é levar frustração a ninguém. No entanto, nem todos podem participar infelizmente, e para não deixar nenhuma criança fora, a escola pode trabalhar como estrategia alternativa o dia da família. Mas para ter o dia da família não é necessário excluir o dia das mães!

    ResponderEliminar
  3. Na verdade penso que as frustrações fazem parte da vida e nos ensinam a crescer e ser fortes !
    Homenagear pais e mães é bom sim, falo como mãe que me sinto lisonjeada em ter aquela homenagem naquele dia mesmo sabendo que todos os dias são dedicados não só às mães, aos pais, aos avós, temos que ser presentes todos os dias. Falando como profissional que já trabalhou em educação infantil , as crianças ficam felizes em fazer essa homenagem. Com relação aos pais solo e crianças adotadas por casais homoafetivos, sou a favor de um trabalho psicológico com essas crianças pois, ao adotar os pais/mães já sabem que enfrentarão esses percalços. Podemos, como nossa amiga psicóloga falou, estabelecer um dia para celebrar a família que deve ser e estar presente na vida de qualquer criança, quaisquer que seja a sua formação, tradicional ou não.

    ResponderEliminar
  4. Eu como mãe não abro mão dessa comemoração emocionante, e acredito que mesmo quem não tem mãe jamais vai se opor , acho que as pessoas que querem acabar com essa comemoração é invejosa e nao aprendeu a lhe dá com suas próprias frustrações, nao amadureceu suas ideias e são incapazes de lhe dá com a felicidade alheia.,já pensou se tiver que acabar com tudo que causa frustrações a outras pessoas que não pode ter por algum motivo ou outro? Vai acabar com tudo ,tudo mesmo...

    ResponderEliminar
  5. Conheço uma criança de 4 anos que acabou de perder a mãe , quando lembra chora que dá dó. Ela que se lasque no dia das mães pq tem que aprender a lidar com suas frustrações.

    ResponderEliminar
  6. Não se deve "excluir" a homenagem ao dia das mães na escola. É nem o dia dos pais.
    Tive uma infância difícil, meu pai faleceu quando eu tinha 5 dias de vida e minha irmã 2 anos e meio. A 40 anos atrás, não se conhecia de pressão pos parto. Minha mãe, com a notícia da morte do meu pai " ficou louca da cabeca" ( como dizia minha avó) . Com isso, fui rejeitada com 5 dias de vida , é eu e minha irmã fomos morar na casa e meus avós. Minha mãe ia de vez em quando nos visitar, mas não chegava nem perto do que era ser mãe. Quando eu ia completar 6 anos, minha mãe casou novamente, e logo nasceu meu irmão. As atenções eram todas pra ele. Eu e minha irmã fomos morar com minha mãe e meu padrasto. Mas ela nunca foi a escola comemorar o dia das mães quando era minha homenagem ou da minha irmã, só do meu irmão. Logo nasceu outro irmão. Eu tinha mãe, tinha um Pai " emprestado " mas no dia das mães ou dos pais, eles nunca apareceram. Gente, parece que não, mas isso é pior que se eu não tivesse . Ouvia meus colegas de escola falarem que minha mãe não gostava de mim, é isso foi o terror da minha vida. E ainda falava que qusndo tivessemos filhos , entenderiamos o que a mae passava. Hoje sou mãe, faz pouco tempo, uns 4 anos aproximadamente, que ouvi minha mãe retribuindo um "eu te amo mãe " vindo da minha parte, pois ela nunca falava que me amava. Depois que me tornei mãe, aí é que eu não entendia como ela nunca retribuiu meu " te amo mae". Demorou muito para eu curar essa mágoa que tinha da minha mãe. Mas, desde que tive meus filhos, falo todos os dias que os amo. É tentando uma certeza, que quero corresponder todo o meu amor por meus filhos. Isso me tornou mais forte. Agora imagine se tivessem retirado o dia das mães do calendário escolar na minha época, eu ia entender que o mundo girava em minha volta e para meu conforto, me despreparado para um futuro que me aguardava.
    Deixem as crianças comemorarem o dia das mães, dos pais e até o da família. Isso fortalece vínculos, nem que seja com pais de criação

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

10 atividades para estimular a socialização entre as crianças na educação infantil

Através do  lúdico  a criança desenvolve habilidades importantes como: atenção, imitação, memória e imaginação. A ludicidade tornou-se uma maneira rica e prazerosa de envolver atividades, pois a brincadeira é algo constitutivo na criança, é sua forma de  trabalhar , interpretar, refletir e descobrir o mundo que a cerca . O desenvolvimento cognitivo se da por meio da interação social, onde os envolvidos trocam experiências, ideias e conhecimentos, partindo por este pressuposto a aprendizagem ocorre por meio da experiência social, nesse aspecto o psicólogo ou o professor deve utilizar estratégias que envolvam a socialização. POR: Crislaine Borborema   12 de Março de 2019 As atividades propostas visam envolver as crianças em grupo com participação ativa e cooperação de todos os envolvidos, oferece oportunidade para discussão e facilita a interação grupal entre os alunos. Público alvo:  Educação Infantil Objetivo geral: ·         Promover interação social na

Equilíbrio no relacionamento como chave para uma relação saudável

No post de hoje vamos fazer uma reflexão objetiva e simplista sobre o andamento dos nossos relacionamentos, seja ele de amizade, de namoro ou até mesmo um casamento. A imagem  a baixo tem por objetivo exemplificar como funciona um relacionamento saudável e não saudável. E você, está inserido em qual dos dois?  POR: Crislaine Borborema 02 de julho de 2019 Já parou para pensar o quanto você tem se doado no seu relacionamento? 💑O companheirismo e o comprometimento está sendo recíproco? 👉 Ou você vive implorando atenção e suplicando carinho? 😞Algumas pessoas acreditam que podem mudar as outras e isso não é verdade! 🗣Se você faz parte desse grupo de pessoas, saiba que o que você pode mudar é você mesmo e aprender a se valorizar para que o outro reconheça o seu valor. 💡Com a psicoterapia você desenvolve o auto conhecimento e até mesmo aprende a se posicionar no seu relacionamento, seja ele qual for.

Autodiagnóstico: teste sua inteligência emocional

No post de hoje faremos um autodiagnóstico para testar sua inteligência emocional POR: Crislaine Borborema  03 de Abril de 2019 Sou uma pessoa... 1)...que persiste quando está frente a um novo desafio, não desistindo nas primeiras dificuldades... ( )Sempre ( )Quase sempre ( )Às vezes ( ) Raramente ( )Jamais 2)... que procura se colocar no lugar do outro, sendo compreensiva em relação aos momentos difíceis de outra... pessoa... ( )Sempre ( )Quase sempre ( )Às vezes ( ) Raramente ( )Jamais 3)... que consegue manifestar suas emoções de acordo com as pessoas, situações e momentos oportunos... ( )Sempre ( )Quase sempre ( )Às vezes ( ) Raramente ( )Jamais 4)... que consegue controlar suas emoções, mantendo a calma nos momentos difíceis... ( )Sempre ( )Quase sempre ( )Às vezes ( ) Raramente ( )Jamais 5)... que tem uma visão realista de si mesmo, com adequada percepção de suas potencialidades e limitações..