Avançar para o conteúdo principal

Dicas para desfralde: respeitando a maturação neurológica das crianças

Quando começar?
O início do desfralde na escola ocorre nas turminhas do maternal I (2 anos) a partir do segundo semestre, pois o aluno estará mais adaptado a escola. Por se tratar de uma fase no desenvolvimento o mais importante é perceber o tempo certo da criança, estimular, ter paciência e respeitar o ritmo de cada uma. Para que o desfralde ocorra é necessário que a criança tenha uma maturação neurológica, isto é, o controle de esfíncteres. Este controle acontece quando os pequenos identificam se tem vontade de fazer xixi ou cocô. 

Os pais também devem colaborar nessa etapa tão especial para os pequenos, estimulando seus filhos a deixarem as fraldinhas durante o período do desfralde em suas casas, no entanto os pais não podem "forçar", ao contrário disso, tenha sempre em mente que o deixar a fraldinha não intercorre quando queremos, a criança deve ser capaz de segurar até encontrar um lugar adequado, pelo que os esfíncteres (interno/ involuntário e externo/voluntário) devem estar maduros.
Por isso a importância de um acompanhamento multidisciplinar no desfralde, para quando os pais tiverem dúvidas e dificuldades.

POR:
Crislaine Borborema
 17 de Março de 2019






Tempo estimado
O tempo que for necessário para que todas as crianças consigam dar adeus às fraldas, tenha maturação neurológica.

Objetivos
Estimular para que as crianças deixem as fraldas, respeitando o tempo delas;
Trabalhar em parceria: escola e família;
Tornar o desfralde um momento mais lúdico e prazeroso para a criança.

Desenvolvimento
Sabemos que não existe uma fórmula mágica para o desfralde, no entanto algumas sugestões de pais e professores que já obtiveram sucesso no assunto pode em muito contribuir. Segue abaixo algumas dicas para a realização desta nova etapa na vida das crianças:
1.   Leitura de livros sobre assunto.
2.   Colocar a criança no peniquinho e contar suas histórias preferidas. Ela relaxa, ri e faz xixi. Depois que ela conseguir, faça festa! Se não conseguir incentive-o a continuar tentando!
3.   Manter uma rotina, ter horários específicos para usar o banheiro (geralmente de 15 em 15 minutos, ir aumentando gradativamente). Se precisar, levar um despertador para a sala para não esquecer.
4.   Conversar com os pais e com as crianças sobre a necessidade de tirar a fralda. A família tem que ajudar no processo e fazer o mesmo em casa. Levar as crianças ao banheiro, aos poucos elas começam a ter curiosidade em usar o vaso.
5.   Presentinhos, mimos ou lembrancinhas para aqueles que conseguiram é uma grande ideia.
6.   Enviar comunicado aos pais informando do desfralde e etapas desse processo, deixando bem claro que tanto na escola como em casa, o processo tem que ser seguido do mesmo modo. Os pais também podem  enviar calcinhas e cuecas com estampas de desenhos, que eles adoram.
7.   No banheiro, usar o espelho para mostrar à criança que ela está sem fralda e por isso agora usa o vaso.
8.   Fazer um combinado ou cartaz sobre o assunto.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

10 atividades para estimular a socialização entre as crianças na educação infantil

Através do  lúdico  a criança desenvolve habilidades importantes como: atenção, imitação, memória e imaginação. A ludicidade tornou-se uma maneira rica e prazerosa de envolver atividades, pois a brincadeira é algo constitutivo na criança, é sua forma de  trabalhar , interpretar, refletir e descobrir o mundo que a cerca . O desenvolvimento cognitivo se da por meio da interação social, onde os envolvidos trocam experiências, ideias e conhecimentos, partindo por este pressuposto a aprendizagem ocorre por meio da experiência social, nesse aspecto o psicólogo ou o professor deve utilizar estratégias que envolvam a socialização. POR: Crislaine Borborema   12 de Março de 2019 As atividades propostas visam envolver as crianças em grupo com participação ativa e cooperação de todos os envolvidos, oferece oportunidade para discussão e facilita a interação grupal entre os alunos. Público alvo:  Educação Infantil Objetivo geral: ·         Promover interação social na

Equilíbrio no relacionamento como chave para uma relação saudável

No post de hoje vamos fazer uma reflexão objetiva e simplista sobre o andamento dos nossos relacionamentos, seja ele de amizade, de namoro ou até mesmo um casamento. A imagem  a baixo tem por objetivo exemplificar como funciona um relacionamento saudável e não saudável. E você, está inserido em qual dos dois?  POR: Crislaine Borborema 02 de julho de 2019 Já parou para pensar o quanto você tem se doado no seu relacionamento? 💑O companheirismo e o comprometimento está sendo recíproco? 👉 Ou você vive implorando atenção e suplicando carinho? 😞Algumas pessoas acreditam que podem mudar as outras e isso não é verdade! 🗣Se você faz parte desse grupo de pessoas, saiba que o que você pode mudar é você mesmo e aprender a se valorizar para que o outro reconheça o seu valor. 💡Com a psicoterapia você desenvolve o auto conhecimento e até mesmo aprende a se posicionar no seu relacionamento, seja ele qual for.

Autodiagnóstico: teste sua inteligência emocional

No post de hoje faremos um autodiagnóstico para testar sua inteligência emocional POR: Crislaine Borborema  03 de Abril de 2019 Sou uma pessoa... 1)...que persiste quando está frente a um novo desafio, não desistindo nas primeiras dificuldades... ( )Sempre ( )Quase sempre ( )Às vezes ( ) Raramente ( )Jamais 2)... que procura se colocar no lugar do outro, sendo compreensiva em relação aos momentos difíceis de outra... pessoa... ( )Sempre ( )Quase sempre ( )Às vezes ( ) Raramente ( )Jamais 3)... que consegue manifestar suas emoções de acordo com as pessoas, situações e momentos oportunos... ( )Sempre ( )Quase sempre ( )Às vezes ( ) Raramente ( )Jamais 4)... que consegue controlar suas emoções, mantendo a calma nos momentos difíceis... ( )Sempre ( )Quase sempre ( )Às vezes ( ) Raramente ( )Jamais 5)... que tem uma visão realista de si mesmo, com adequada percepção de suas potencialidades e limitações..