Avançar para o conteúdo principal

10 atividades para estimular a socialização entre as crianças na educação infantil

Através do lúdico a criança desenvolve habilidades importantes como: atenção, imitação, memória e imaginação. A ludicidade tornou-se uma maneira rica e prazerosa de envolver atividades, pois a brincadeira é algo constitutivo na criança, é sua forma de trabalhar, interpretar, refletir e descobrir o mundo que a cerca. O desenvolvimento cognitivo se da por meio da interação social, onde os envolvidos trocam experiências, ideias e conhecimentos, partindo por este pressuposto a aprendizagem ocorre por meio da experiência social, nesse aspecto o psicólogo ou o professor deve utilizar estratégias que envolvam a socialização.

POR:
Crislaine Borborema
 12 de Março de 2019



As atividades propostas visam envolver as crianças em grupo com participação ativa e cooperação de todos os envolvidos, oferece oportunidade para discussão e facilita a interação grupal entre os alunos.

Público alvo: Educação Infantil

Objetivo geral:
·        Promover interação social na educação infantil por meio de atividades lúdicas.

Objetivos específicos:
·        Elaborar brincadeiras envolvendo a todos da turma;
·        Desenvolver  jogos que possibilite a participação de todos ;
·        Envolver situações de socialização;
·        Criar jogos que sejam trabalhadas regras em grupo;
·        Possibilitar momentos de interação livre entre as crianças;

Materiais utilizados:
·        Folhas de papel A4 ou cartolina;
·        Fantoches;
·        Giz de cera;
·        Revistas e/ou jornais;
·        Lápis de cor;
·        Materiais diversos e recicláveis;
·        Livros de histórias infantis.

Atividades propostas:
1º atividade: Proponha que os alunos realizem uma pequena peça de teatro onde eles mesmos criarão a história.
2º atividade: Proponha aos alunos que sentem em roda e contem o que gosta de fazer e sobre o que querem brincar;
3º atividade: Proponha que os alunos que sentem em círculo e que dividam entre os colegas a massa de modelar.
4º atividade: Os alunos irão escolher brinquedos e brincadeiras do cartaz elaborado por eles e brincarão com o que foi escolhido através da democracia.
5º atividade: Será proposto que os alunos pesquisem junto com as famílias sobre as brincadeiras e brinquedos do seu tempo de infância. (interação com a família)
6º atividade: Leitura de histórias infantis que levem os alunos a reflexão sobre a importância da amizade.
7º atividade: Será proposto que as crianças desenhem algumas brincadeiras ou desenho livre desenvolvendo assim a coordenação motora em um espaço além da sala de aula. E depois cada criança ira apresentar seu desenho para os colegas.
8º atividade: Será proposto para as crianças que confeccionem alguns brinquedos.
9º atividade: Exposição para os pais dos desenhos, brinquedos confeccionados e a peça de teatro.
10º atividade: Brincadeira “livre” onde o psicólogo estará atento ao comportamento dos alunos, como forma avaliativa do processo.

 



Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Autodiagnóstico: teste sua inteligência emocional

No post de hoje faremos um autodiagnóstico para testar sua inteligência emocional POR: Crislaine Borborema  03 de Abril de 2019 Sou uma pessoa... 1)...que persiste quando está frente a um novo desafio, não desistindo nas primeiras dificuldades... ( )Sempre ( )Quase sempre ( )Às vezes ( ) Raramente ( )Jamais 2)... que procura se colocar no lugar do outro, sendo compreensiva em relação aos momentos difíceis de outra... pessoa... ( )Sempre ( )Quase sempre ( )Às vezes ( ) Raramente ( )Jamais 3)... que consegue manifestar suas emoções de acordo com as pessoas, situações e momentos oportunos... ( )Sempre ( )Quase sempre ( )Às vezes ( ) Raramente ( )Jamais 4)... que consegue controlar suas emoções, mantendo a calma nos momentos difíceis... ( )Sempre ( )Quase sempre ( )Às vezes ( ) Raramente ( )Jamais 5)... que tem uma visão realista de si mesmo, com adequada percepção de suas potencialidades e limitaçõ...

Equilíbrio no relacionamento como chave para uma relação saudável

No post de hoje vamos fazer uma reflexão objetiva e simplista sobre o andamento dos nossos relacionamentos, seja ele de amizade, de namoro ou até mesmo um casamento. A imagem  a baixo tem por objetivo exemplificar como funciona um relacionamento saudável e não saudável. E você, está inserido em qual dos dois?  POR: Crislaine Borborema 02 de julho de 2019 Já parou para pensar o quanto você tem se doado no seu relacionamento? 💑O companheirismo e o comprometimento está sendo recíproco? 👉 Ou você vive implorando atenção e suplicando carinho? 😞Algumas pessoas acreditam que podem mudar as outras e isso não é verdade! 🗣Se você faz parte desse grupo de pessoas, saiba que o que você pode mudar é você mesmo e aprender a se valorizar para que o outro reconheça o seu valor. 💡Com a psicoterapia você desenvolve o auto conhecimento e até mesmo aprende a se posicionar no seu relacionamento, seja ele qual for.